• Ussenza

Design de Interiores (Parte 2)

Diferentes Estilos


No seguimento do Post anterior vamos agora falar sobre outros estilos de Design de Interiores.


Escandinavo

Cada vez mais popular, o estilo Escandinavo enfatiza o estilo de vida relaxado e sereno próprios do países nórdicos.

O design do mobiliário Escandinavo costuma assemelhar-se a uma obra de arte, sendo contudo simples. Muito utilizado em espaços brancos com tons cinza, o ênfase é trazido á decoração através de uma peça de arte, de um quadro, ou até de um tapete. Este estilo é acima de tudo um balanço cuidado entre os diversos elementos, nomeadamente madeiras prensadas, plásticos de cor viva, alumínio esmaltado, e pisos de tábuas largas .

Existem inúmeros estilos de Design inspirados no estilo Escandinavo mas nenhum combina tão bem o espaço, luz natural, minimização de acessórios e mobiliários funcional como o estilo original.


Clássico

Este estilo de Design de Interior foca-se na simetria e em criar um ponto de foco especifico dentro da divisão da casa. Por exemplo, uma lareira com dois sofás perpendiculares, é uma utilização comum deste estilo.

A palete de cores está tipicamente ligada á natureza, tons suaves da natureza, azuis, amarelos, cinzas e rosas são comuns. Os tecidos são elegantes sem serem ostensivos, tais como o algodão, o linho e o veludo. O mobiliário é elegante e normalmente despido de qualquer tipo de ocultação.

Colunas, alusivas ao estilo clássico Grego e Romano, podem também ser usadas como parte deste estilo.


Retro

Este estilo inspira-se em décadas passadas mas apresenta-se de forma mais actualizada. O art deco, as artes em geral e o trabalho manual são recreados com um ar mais contemporâneo. Eras como os anos 60 ou o estilo escandinavo são recreados no visual de hoje em dia. Dependendo da era que se quer recrear, tecidos, palete de cores e estilos irão diferir de acordo com o estilo que se queira imitar. Quando é bem executado, este estilo consegue recrear na perfeição os tempos antigos mas com um ar mais modernizado.


Country

O estilo country tem muitas sub-categorias influenciadas por diferentes culturas.

O French Country inclui tecidos com o algodão e linho em tons de azul claro, amarelos, chão em terracota, e madeiras naturais e claras. O English Country inclui uma variedade de padrões florais e riscas. Madeiras como o carvalho são também muito utilizadas. O American Country enfatiza as corres da terra, mobiliário rústico, muitas vezes misturado com o vermelho, branco e azul e muitos amadeirados claros. Nestas sub-categorias, existe uma abundância de tecidos e o estilo pode incluir grandes peças de mobiliário, sofás acolhedores, plissados, grandes cortinados e acessórios que indicam um espaço confortável e acolhedor. Este estilo funciona melhor com um tipo de arquitectura mais tradicional.

Como se pode constatar existe uma grande variedade de estilos de Design que podem ser utilizados na decoração, e os estilos que apresentámos nestes dois posts são apenas um guia de alguns dos tipos mais comuns de estilos de design.

Nós tendemos a gostar de elementos diferentes de vários estilos diferentes para criar nosso próprio estilo individual, e é precisamente isso que permite a evolução permanente do Design de Interiores.

Dos estilos apresentados existe algum tipo de design de interiores que prefere?

  • Facebook
  • YouTube

© 2019 Ussenza Design Studio