• Ussenza

Design de Interiores (Parte 1)

Atualizado: 3 de Jun de 2019

Diferentes Estilos


Quer tenhamos consciência disso ou não, todos nós temos um estilo preferido de Design para o Interior da nossa casa. Tal como com a roupa, existem certos tipos de Design, materiais e cores para os quais temos maior inclinação.

Contudo, ao contrário da roupa, a preferência por um determinado estilo de Design pode levar um pouco mais de tempo a maturar dentro de nós. Na maior parte das vezes, quando compramos a nossa primeira casa acabamos por comprar algum tipo de mobilia que nos pareça minimamente bonita e funcional, mas, á medida que com o tempo vamos olhando para as revistas de decoração, apercebemo-nos que acabamos por gravitar para um estilo de Design em particular. Mas sabe que estilo é esse em concreto? Quais são as suas características principais?

Abaixo segue uma lista de alguns dos tipos de Design de Interiores mais populares de hoje em dia.


Contemporâneo, Moderno e Minimalista: Três estilos de Design de Interiores com um tema em comum


Moderno

Este é um estilo bastante abrangente que tipicamente se refere a uma casa com linhas simples e rectas e formas geométricas com muito pouco ou nenhum tipo de ornamentações. O seu objectivo principal é que a Forma siga a Funcionalidade. Este é um dos primeiros estilos de Design que integram totalmente a Forma e a Função. As cores são neutras e existe grande utilização do preto e do branco. Existe pouco mobiliário bem como acessórios.

Design de Interiores - Estilo Moderno

Contemporâneo

Moderno e Contemporâneo são dois estilos que tipicamente são usados indiscriminadamente. Contemporâneo é diferente porque descreve o Design baseado no “Aqui e Agora”.

A principal diferença que separa o estilo Moderno do Contemporâneo é que o primeiro nasce de uma interpretação estrita do movimento Bauhaus. O estilo contemporâneo por outro lado, é mais fluido e actual, por exemplo inclui linhas curvas, enquanto que o estilo moderno não. A palete de cores é simples e consistente e o uso de materiais pode incluir metal, vidro e aço. Enfatizar o espaço de uma divisão é o mais importante. O mobiliário existe exclusivamente para enfatizar determinadas zonas da divisão tendo por principal objectivo captar a atenção do observador.

Design de Interiores - Estilo Contemporâneo

Minimalista

Este estilo tipicamente pega no estilo moderno e simplifica-o ainda mais. Usa a luz natural para enfatizar o espaço e a forma. Cores mais frias e luz branca e azul são itens principais neste estilo de Design. Este estilo foca-se em incluir o mínimo de mobiliário necessário, e por tal, espaços de arrumação escondidos são essenciais. Cozinhas minimalistas, por exemplo, terão armários que se fundem com as paredes e escondem as componentes funcionais dos mesmos.

Design de Interiores - Estilo Minimalista

Industrial ou Urbano

Uma tendência mais moderna que nasceu com a re-conversão de antigas fábricas ou armazéns em zonas bem localizadas das cidades. Este estilo de Design de Interior prefere a utilização de materiais mais industriais tais como o cimento exposto nas paredes e chão, vigas metálicas expostas ou chão significativamente desgastado, aço e ferro. O mobiliário tipicamente inclui pele, madeira recuperada e aço inoxidável. Este estilo enfatiza o espaço, pelo que tende a haver pouco mobiliário. Preto, cromado e materiais em cru são materiais dominantes deste estilo.

Design de Interiores - Estilo Industrial ou Urbano

No próximo post vamos falar sobre os restantes estilo de Design de Interiores - Clássico, Retro, Country ...

  • Facebook
  • YouTube

© 2019 Ussenza Design Studio